Da mesa para o cinema

O curta metragem Expedição ganhou o prêmio de melhor obra até 30 minutos na 1ª Mostra de Ensaios de Sabores Audivisuais (MESA), realizada em 2014. A obra é um dos resultados do trabalho de pesquisa realizado pela Expedição Fartura Gastronomia, em busca dos ingredientes e personagens que representam a gastronomia brasileira.

Além de gerar um extenso banco de dados, a pesquisa serve de base curatorial para os eventos Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes e os festivais Fartura que acontecem em Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo.

A Mostra de Ensaios de Sabores Audivisuais (MESA) teve 77 inscritos de dez países, com aproximadamente seis horas de vídeo. Todos eles foram exibidos no cinema montado no Jockey Club, durante o evento Rio Gastronomia. O júri foi formado pela equipe do coletivo artístico Tocayo, além de jornalistas especializadas no tema. Os candidatos concorreram em duas categorias: ‘aperitivos na tela’ (para trailers de até 1 minuto), e ‘curtas’, de até 30 minutos.

 

Agência Casasanto
TOPO