Projeto Fartura Gastronomia

Nesta receita, todo mundo sai ganhando

O Brasil é um país continental e fica ainda maior quando se trata da nossa cultura gastronômica. É tanto sabor, tanto ingrediente e tanta gente boa cultivando, criando e cozinhando, que é difícil conhecer tudo. E foi por isto que criamos o Projeto Fartura Gastronomia: para promover e desenvolver a gastronomia nacional, reunir e integrar produtos, produtores, chefs, indústria, mercados e, claro, os apreciadores da boa mesa.

O projeto já viajou mais de 68 mil quilômetros em 240 dias, provando e aprovando as mais deliciosas – e diferentes – receitas de cada um dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Descobrimos personagens e ouvimos boas histórias nos mercados e feiras espalhados em mais de 170 cidades, conhecemos as pessoas que plantam, as que colhem e as que transformam os mais diversos produtos em pratos inesquecíveis. É tanta informação e tanta riqueza cultural que elas precisavam ser compartilhadas.

O projeto, que tem atividades ao longo de quase todo o ano, gerando conteúdos, eventos, experiências e produtos, é composto pela Expedição Fartura Gastronomia – que percorre o país em busca de receitas e histórias do mundo gastronômico; pelos Festivais Fartura de Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre, e pelo Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes – um dos mais tradicionais eventos gastronômicos do país.

 

Expedição

Tudo o que é reunido na expedição é apresentado a você nos melhores eventos gastronômicos. Estamos em Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre e, claro, no tradicional Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.
Cada estado visitado pela Expedição Fartura Gastronomia tem seus destaques. São produtores, chefs, mercados e receitas que tem aquele tempero a mais. Tudo isso é registrado em diversos vídeos – curta, média e longa metragens, além de material para redes sociais – e um livro, ambos premiados nacional e internacionalmente.
Além dos vídeos, nossas viagens anuais pelo Brasil também viram livros, premiados nacional e internacionalmente.
Na voz da jornalista e crítica gastronômica Luiza Fecarotta, o público tem acesso a conteúdos descobertos na Expedição Fartura Gastronomia, no programa Minuto Fartura, com dicas e curiosidades da culinária brasileira.

Nossos Prêmios

Projeto Fartura Gastronomia

Projeto Fartura Gastronomia

Considerada a principal plataforma gastronômica em desenvolvimento no País, o Projeto Fartura Gastronomia, concorreu com 109 projetos de 50 países, e ganhou o second runner-up na categoria Inovação de Turismo do United Nation World Tourism Organization, braço da ONU para tratar de projetos de turismo no mundo.

Média-metragem da Expedição Brasil Gastronômico 2013

Média-metragem da Expedição Brasil Gastronômico 2013

Orgulho do tamanho do Brasil. O filme levou o prêmio de melhor obra de até 30 minutos na 1ª Mostra de Ensaios de Sabores Audiovisuais (MESA). O filme concorreu com 77 inscritos de 10 países, todos exibidos no cinema montado do Jockey Club do Rio de Janeiro durante o evento Rio Gastronomia 2014.

Expedição Brasil Gastronômico – volume II

Expedição Brasil Gastronômico – volume II

Quando é bom a gente repete. O livro foi segundo lugar no Gourmand World Cookbook Awards 2015, na categoria Sustentabilidade, sendo a primeira vez que uma coleção brasileira leva por dois anos consecutivos esta premiação,  considerada a mais importante da literatura gastronômica. Olha que responsabilidade boa!

Expedição Brasil Gastronômico – volume I

Expedição Brasil Gastronômico – volume I

Abrindo com chave de outro, nosso primeiro livro foi vencedor do Prêmio Jabuti 2014 na categoria Gastronomia e eleito o segundo melhor livro de gastronomia do mundo, na categoria Culinary Travel, pelo Gourmand World Cookbook Awards 2014.

Agência Casasanto
TOPO