Como aprender programação sozinho: Passos importantes

Não é novidade que  a programação é a profissão do futuro. Quase todas as áreas do mercado estão relacionadas a programação e por isso, quem quer fazer uma carreira no ramo da tecnologia deve considerar aprender o ramo.

Mas mesmo quem não vislumbra a programação como uma fonte de renda, pode encontrar oportunidades incríveis através dessa área e saiba que é possível começar a aprender sozinho!

Para isso, é preciso entender que existem alguns nomes que se tornarão familiares para você. Estamos falando de programas essenciais que quanto antes você aprender a utilizar, melhor será para que você avance no ramo da programação.

Java ou JavaScript

Recomendamos aprender a utiliza o Java ou o JavaScript, mas vale lembrar que você encontra outras opções na rede e pode se sentir mais a vontade com qualquer uma delas.

Mas antes de escolher, é interessante entender para que você precisa desses programas. Bem, a programação é constituída por uma linguagem única e aprendê-la é fundamental para começar a desenvolver programação.

Python

Vale lembrar que essas plataformas são consideradas relativamente completas para o intuito de aprender uma das linguagens da programação, mas como mencionado, você pode optar por outras linhas.

E temos opção o Python, que é considerado o mais fácil para quem está querendo aprender a linguagem de programação, além de bastante utilizado em diversas plataformas.

Cursos onlines

Depois de escolher uma das muitas linguagens disponíveis na programação a partir do seu interesse, é hora de começar a procurar um curso online para acelerar o seu aprendizado.

Como você pode notar, esse meio é repleto de singularidades e pequenas sub-áreas que precisam ser bem desenvolvidas e é considerável procurar uma direção através de um curso online. Você encontra muitas opções em conta e até sem custo na própria internet.

University Consortium

Você sabia que as empresas de programação estão cada vez mais interessadas em formar jovens nessa área? Por isso, o Google disponibiliza para seus usuários uma ferramenta chamada University Consortium.

Trata-se de uma ferramenta online que pode ser utilizada para aprender sobre programação e desenvolver novas elaborações de acordo com a sua área de afinidade.

Tutoriais

Uma outra ferramenta que você pode estar utilizando para aprender e praticar programação são os tutoriais disponíveis na internet, tanto em forma de PDF como em forma de vídeo.

Uma dica importante sobre esses processos é evitar os kits de programação, pois raramente ensinam algo exclusivo que você não pudesse ter acesso na própria internet.